Manual do Novo Convertido

Sumário

 

1) Conhecendo a Bíblia

2) Conhecendo Deus

3) Conhecendo a Salvação

4) Conhecendo a Igreja

5) Conhecendo o valor da Oração

6) O Discípulo e a Obediência

 

 

INTRODUÇÃO: Tenho o prazer de apresentar aos irmãos novos convertidos, que agora fazem parte da família cristã, um modelo pormenorizado dos ensinos bíblicos, com temas bem apropriados para aquele que deseja conhecer a Deus e a sua obra salvífica. O seu conhecimento aumentará, por que a elaboração deste manual é para que você cresça tanto na graça como no conhecimento, que Deus abençoe.

 

Pr. Ailton Melo.

 

 

 

1-CONHECENDO A BÍBLIA

 

Texto Bíblico: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Sl 119.105).

 

1.1 - È através da Bíblia que o Senhor se dá a conhecer aos homens. Somente ela tem respostas satisfatórias ás indagações da humanidade na busca de Deus.

 

1.2 - A Bíblia é a palavra de Deus, a revelação divina para o homem, a infalível regra de Fé e conduta. Deus fala conosco através da bíblia lendo-a, você começa a conhecer o Senhor, a entendê-lo e a obedecer ás orientações e participação na igreja da qual você faz parte.

 

1.3 - Bem cedo, em sua vida cristã, você concluirá que não se pode ser crente sem a palavra de Deus. Isto é, lendo-a, obedecendo-a e vivendo-a dia após dia para um crescimento diário e contínuo, a mesma está apta para ensinar, edificar e exortar (2º Tm 3.16).

 

1.4 - O primeiro passo para um crescimento espiritual é a leitura da palavra, ninguém permanecerá vivo espiritualmente, se não se alimentar lendo a Bíblia sagrada (Jr.15.16; Mt 4.4).

 

Conclusão: leia o salmo 119

 

 

2- CONHECENDO DEUS

 

Texto: chegai-vos a Deus e Ele chegará a voz”

 

 

1.1 - Várias teorias baseadas em vários sistemas religiosos e filosóficos tentam justificar e explicar a existência de Deus.

 

1.2 - O Deus verdadeiro, o Deus da Bíblia sagrada manifestou a si mesmo como o “EU SOU” de existência e revelação própria, Ele é INFINITO, PERFEITO, PODEROSO, ETERNO E INCRIADO.

 

1.3 - O Deus da Bíblia existe por si mesmo, sendo a origem e a razão de tudo que foi criado.

 

1.4 - O Salmo 19 trás o relato de que “os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos”.

 

1.5 - A Doutrina Bíblica da Trindade: afirma a declaração doutrinária que O Eterno Deus se revela como Pai, Filho e Espírito Santo,pessoas distintas mas sem divisão em sua essência”. A doutrina da trindade de Deus é o fundamento do apelo que Jesus Cristo faz para os seus discípulos na grande comissão: ide, fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai, Filho e do Espírito santo. O apóstolo João em sua primeira epístola sumariza a afirmação da trindade de forma inequívoca, em duas passagens: se em vós o que desde o princípio ouviste, também vós permanecereis no Pai e no Filho” (1º Jô 2.24 b) e “ nisto conhecemos que ele permanece em nós: elo Espírito que nos é dado” (1º Jo 3.24b). O não atentar para este fato tem conduzido muitos cristãos para problemas doutrinários e também para problemas existenciais.A questão é que não se pode separar na vida religiosa o Deus triúno. Relacionar-se com o Pai, só por meio do filho, e segundo o agir do Espírito Santo.

 

2) Textos para análise e reflexão:

a) Mt 3.17 – O Pai testifica do Filho;

b) Jô 5.19 – O Filho testifica do Pai;

c) Jô.14.26 – O Filho testifica do Espírito;

d) Jô 15.26 – O Espírito testifica do Filho.

 

3) Conhecendo Deus, através de suas qualidades:

Deus mesmo se revela, faz-se conhecer, ao proclamar seu nome (Êx 6. 2, 3) o Senhor queria ser conhecido pelo povo de Israel.

É o nome que revela aos homens as qualidades do criador. Além disso, é a maneira de responder quem é o Todo- Poderoso.

 

* O seu nome deve ser invocado na adoração                         (Gn 12.8);

* O seu nome deve ser temido                                             (Deut 28.58);

* O seu nome deve ser louvado                                            (2º Sm 22.50);

* O seu nome deve ser glorificado                                        (Sl 86.9);

* O seu nome não pode ser tomado em vão                          (Êx 20.7);

* O seu nome não pode ser profanado, nem blasfemado         (Lv 18.21; 24.16);

* O seu nome deve ser santificado                                      (Mt 6.9).

 

4) Conhecendo Deus, através dos aspectos do seu caráter:

 

* 1º soberania - significa que Ele é supremo ou maioral, no universo so há um dirigente, nada esta fora do controle do Senhor (Judas 1.25).

 

*2º Eternidade - nunca houve um tempo em que Deus não existisse.

 

3 - CONHECENDO A SALVACÃO:

 

a) A bíblia afirma em Atos dos apóstolos que “em nenhum outro há salvação” (At 4.12), só Jesus Cristo tem poder para salvar o homem do poder do pecado e da maldição eterna. O apostolo João relata que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo que crer não morra mas, seja salvo (Jô 3.16). O carcereiro perguntou a Paulo e Silas o que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: Crer no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa (At 16.31) o crer é também fazer confissão:

 

b) DEVEMOS CONFESSAR AO SENHOR COMO SALVADOR:

“A saber: se com tua boca confessares ao Senhor Jesus Cristo, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crer para justiça,e com a boca se faz confissão para salvação” (Rm10. 9, 10). Temos um adversário que luta incessantemente para nos levar a apostasia e consequentemente fazer com que venhamos nos distanciar de Jesus e em seguida perdermos a nossa salvação. Por isso, em apocalipse 3.11 temos escrito “guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa”.

 

 

4- CONHECENDO A IGREJA:

 

TEXTO BÍBLICO: Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”.           (Efésios 2.19)

 

Introdução: A palavra igreja tem diversos significados na linguagem moderna. Aplica-se a um “EDIFICIO”, a uma “CONGREGAÇÃO” e a uma “DENOMINAÇÃO” e a “CRISTANDARDE” em geral. Igreja, designa geralmente uma congregação local, organizada para adorar a Deus  e para observar as ordenanças do evangelho e executar os mandamentos do Senhor. A palavra Igreja, empregada em sentido universal, designa o CORPO DE CRISTO. A igreja universal (igreja, em o universo) da qual Cristo é a cabeça, não é uma organização, mas um ORGANISMO, pois em cada um de seus membros palpita a VIDA de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual dirige o movimento de todo o corpo e de cada crente em particular.

 

 

5- CONHECENDO A ORAÇÃO:

 

Conceito de oração: prece ou súplica dirigida a Deus...................... (Sl. 65.2)

 

1) O Senhor, escuta a oração do justo.......................................... (Pv 15. 29)

2) O ímpio até a sua oração  será abominável................................(Pv 28. 9)

3) Há casta que só sai com jejum e oração....................................(Mt 17. 21)

4) A oração deve ser sincera....................................................... (Hb 10. 22)

5) A oração deve ser com fé............................ (Mt 7. 7; Mc 11. 24)

6) A oração deve ser feita em nome de Jesus.... (Jô 16. 23, 24; Ef 2. 18; Cl 3.17)

7) Oração em oculto...................................... (Sl 88.1; Dn 6.10; 1º Tes 5.17 )

8) Oração pública.......................................... (Is 56. 7; Sl 55. 17; Lc 4.16)

9) Oração intercessora................................... (Nm 6. 23; Jô 42. 8 1º Tm 2. 1)

 

(OBS) Exemplos de resposta á oração intercessora

a) Abraão...................................................................... (Gn.17; 18. 20)

b) Jeremias.................................................................... (Jr 42. 2-10)

c) Daniel....................................................................... (9.18, 19, 25)

d) Pedro........................................................................ (At 9. 40)

 

10) ORANDO DE JOELHO:

a) 1º Rs 8.54; 2º 6.13; Lc 22.41

 

11) ORANDO INCLINADO OU PROSTADO:

a) Êx 4. 31; Mt 26. 39; Mc 14. 35


12) ORAÇÃO QUE DEUS NÃO RESPONDE.

a) Sl 18. 41; Pv 1. 24-31; Is 1.15; Jr 7.16; Tg 4.3

 

 

6 - O DISCÍPULO E A OBEDIÊNCIA:

 

(Obs.) A Bíblia sagrada, no livro do profeta Samuel nos advete que “obedecer é melhor do que sacrificar” (1º Sm 15.23), portanto não será por cumprir alguns ritos religiosos que certificará que o crente está em obediência a Deus. Todo discípulo de Jesus Cristo deve se comprometer em obedecer a palavra de Deus, o salmista no salmo 119.11 declara: “ escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra Ti”, ninguém conseguirá ter uma vida de vitória se não for obediente a Deus, Sl 119.9 “como purificará o homem o seu caminho”.

 

(Obs.) A melhor maneira do cristão se afastar do pecado é se abster de muitas coisas que leva o ser humano a destruição, tanto para sua própria vida como também para vida de pessoas que o ama.

 

 

 

 

1)UMA RELAÇÃO DE “NÃO DEVE E NÃO PODE”.

 

a) O Discípulo não pode fumar ou usar drogas, maconha, cocaína etc.

 

b) O Discípulo não pode beber bebida alcoólica assim como, cerveja cachaça, vinho etc.

 

c) O Discípulo não pode adulterar (sendo ele ou ela casado, ter relacionamento ou relação sexual com outra pessoa casada).

 

d) O Discípulo não pode fornicar (isso significa uma relação sexual entre duas pessoas do sexo oposto que ainda não se casaram), é pecado!

 

e) O Discípulo não pode participar de festas pagãs, Ex: festa junina, de São João, S.Pedro, comer doces de S. Cosme e Damião etc.

 

f) O Discípulo não deve namorar pessoa que professa outra fé. Ex: o cristão e um macumbeiro etc.

 

g) O Discípulo não pode está se envolvendo em brigas discussões, falar palavras de baixo escalão.

 

h) O Discípulo só poderá participar de reuniões religiosa em uma igreja evangélica que professa O Pai e O Filho e O Espírito Santo ( 1º Jô 5.7).

 

I) O Discípulo deve ser obediente ao seu líder, (1º tes 5.12).

 

J) O Discípulo não pode participar de jogos de azar. Ex: loteria, loto fácil, tele sena etc.

 

l) O Discípulo não poder dar golpes, fraudar ou lesar alguém.

 

 

2) RELAÇÃO DO QUE DEVEMOS SER PARA IGREJA E PARA DEUS:

 

a) Para a igreja: devemos ser cooperadores dos trabalhos;

b) Para a igreja: devemos ser mantenedores;

c) Para a igreja: devemos ser voluntários,orar pela igreja;

d) Para a igreja: devemos trabalhar em harmonia sempre de comum acordo;

e) Para a igreja: devemos ser ofertante e Dízimista (é ordem de Deus),            (Ml 3.10), é uma forma de gratidão do servo para seu Senhor, dízimo significa a décima parte do que ganhamos. Ex: quem ganha R$ 100,00 (cem reais) deve retornar para Deus R$ 10,00 (dez reais).

f) Para Deus: devemos ser sincero;

g) Para Deus: devemos ser verdadeiros adoradores;

h) Para Deus: devemos ter muito temor;

i) Para Deus: temos convicção de que Ele é primeiro e único em nossa vida;

j) Para Deus: devemos dar o melhor, do que somos e temos;

l) Para Deus: toda honra e toda glória;

m) Para Deus: é que devemos orar, e agradecer em nome de Jesus;

n) Para Deus: é que devemos viver.

 

CONCLUSÃO:

Que Deus continue abençoando a sua vida, e nessa nova caminhada nos caminho do senhor você possa sempre confiar que Deus é Fiel, e nunca vai te abandonar, tenho certeza que se você meditar sempre na palavra do Senhor jamais será confundido, se confiar em Deus, a sua vida nunca mais será a mesma, por que a nossa vida Deus sempre muda para melhor, que Ele te abençoe.

 

Escrito por:

Pr. Ailton Melo.

 

 

 

 

 

 

Junho de 2011