ABIBE O primeiro mês do calendário hebraico. La de meados de março a meados de abril. Era chamado tarnbém de nisã (Êxodo 13.4; Ester 3.7).
ABISMO De acordo com o pensamento daquele tempo, um imenso buraco sem fundo nas profundezas da terra, onde os espíritos maus ficavam presos até o castigo final (Isaías 14.15; Lucas 8.31; Apocalipse 9.1).
AÇAFRÃO Planta de cujas flores se prepara um pó alaranjado, cheiroso, que é usado como tempero e como remédio (Cântico dos Cânticos 4.14).
ACORDO Trato ou tratado feito entre pessoas, tribos, "ações ou cidades-estado, em que ambas as partes as assumiam certas obrigações (25amuel 3.12; Génesis 21.27; 31.44, "trato"; Josué 9.6,15; ISamuel 11.1), e no jaí, segundo o costume oriental, Deus era testemunha (Génesis 31.50; 1 Samuel 20.8).
ADAR O décimo segundo mês do calendário hebraico. La de meados de fevereiro a meados de março (Esdras 6.15).
ÁGATA Pedra semipreciosa com veios de várias cores (Êxodo 28.19).
ALABASTRO Pedra branca, pouco resistente, parecida com mármore, empregada em trabalhos de esculturas. É usada também para fazer vasos e jarros (Mateus 5.7).
ALELUIA Expressão de louvor a Deus. Em hebraico, r.aleluyah quer dizer "louvem" (holelu) "ao “SENHOR”(Yah). Ver Salmos 146.1; Apocalipse 19.1.
ALFA E ÔMEGA Alfa é a primeira letra do alfabeto Grego; ômega é a última. "Eu sou o Alfa e o ômega" quer dizer "eu sou o Princípio e o Fim" ou "Eu sou o Primeiro e o Último" (Apocalipse 1.8; 21.6; 22.13).
ALIANCA Acordo que Deus, por causa do seu amor (Deuteronômio 7.8-9), fez com o seu povo. Essa alíança (pacto, contrato, concerto) consistia no seguinte: o SENHOR, cumprindo sua promessa aos patriarcas (Gênesis 17.1-8; 28.13-15), era o Deus de Israel, e Israel era povo do SENHOR (Êxodo 6.7; 19.4-6). Deus abençoava povo, e este, por sua vez, obedecia a Deus (Deuteronômio 7.7-11). Em cumprimento à palavra do profeta remias (31.31-34), Deus fez uma nova aliança, que foi confirmada ou selada pela morte de Jesus na cruz (Lucas 22.20; Hebreus 8.6-13; 9.15-22).
ALOÉS Suco tirado de uma planta, usado como perfume e como remédio (João 19.39).
ALPENDRE DE SALOMÃO Um pórtico ou cobertura apoiada em grandes colunas e construída no pátio do Templo. Jesus e os apóstolos estiveram ali várias vezes (João 10.23; Atos 3.11;5.12).
AMÉM Palavra hebraica que quer dizer "é assim" ou "assim seja". Também pode ser traduzida por "certamente", "de fato", "com certeza" (Deuteronômio 27.15). "Amém" é usado como um título para Cristo, que é a garantia de que Deus cumprirá todas as promessas que ele fez ao seu povo (Apocalipse 3.14).
AMETISTA Pedra semipreciosa, quase sempre roxa, mas às vezes vermelho-arroxeada (Apocalipse 21.20).
ANAQUINS Raça de gigantes, que nos tempos antigos morava na região montanhosa de Judá (Josué 11.21).
ANEL-SINETE Ver SINETE.
APÓSTOLO Cada um dos doze homens que Jesus escolheu para serem seus seguidores e para lançarem as bases da igreja. Apóstolo quer dizer "mensageiro", isto é, aquele que é enviado para anunciar a mensagem de Deus (Mateus 10.2-4; Efésios 2.20). Paulo e alguns outros também foram chamados de apóstolos por anunciarem a boa notícia a respeito de Jesus (Atos 14.14; Romanos 1.1).
ARAMAICO Grupo de díaletos intimamente relacionados com o hebraico e falados na terra de Israel e em outros países do mundo bíblico (2Reis 18.26). Estão escritos em aramaico os seguintes trechos do Antigo Testamento: Génesis 31.47 (duas palavras); Esdras 4.8-6.18; 7.12-26; Daniel 2.4-7.28 e Jeremias 10.11.
ARCA DA ALIANÇA Caixa de madeira, revestida de ouro, onde eram guardadas as duas placas de pedra em que estavam escritos os dez mandamentos. Nela também eram guardados outros objetos sagrados (Êxodo 25.10-22; Hebreus 9.4-5).
ARCANJO Um anjo-chefe que comanda outros anjos de Deus (Judas 9).
ARMADURA Conjunto de peças feitas de metal ou couro com que os soldados antigos cobriam o corpo para se protegerem das armas de ataque dos inimigos (Efésios 6.11; ver COURAÇA).
ASERÁ Deusa da fertilidade representada por um poste (tronco), às vezes esculpido (2Reis 21.7). Era adorada pelos cananeus em culto imoral. Seu companheiro era BAAL Não confundir Aserá com ASTAROTE.
ASTAROTE Deusa da fertilidade e da guerra, adorada em culto imoral por vários povos do mundo bíblico (ISamuel 7.3). Também era conhecida pelos nomes de Astarte e Astorete (IReis 11.5). Não confundir Astarote com Aserá.
ASTRO Qualquer corpo natural que é visto no céu. O sol, a lua, as estrelas e os planetas são astros (Cântico dos Cânticos 6.10).
ATÉ HOJE Expressão que, quando aparece com asterisco, se refere à época em que o texto bíblico foi escrito e não aos tempos atuais (Génesis 22.14; Josué 5.9).
BAAL Para os cananeus, deus da fertilidade (IReis 18.1-40; Jeremias 7.9; 11.13). Era adorado em culto imoral juntamente com ASERÁ, a sua companheira (Juizes 6.25). A palavra "baal" quer dizer "senhor". O nome Baal às vezes era seguido do nome da cidade ou da região onde era adorado (Números 25.5). Em honra a Baal eram levantadas colunas de pedra, que serviam como objeto de adoração (2Reis 3.2).
BELZEBU Nome dado ao Diabo como chefe dos espíritos maus (Mateus 12.24).
BENJOIM Suco cheiroso tirado do estoraque, uma planta usada na preparação de perfumes (Êxodo 30.34).
BERILO Pedra semipreciosa, verde ou verde-azulada (Apocalipse 21.20).
BETUME Massa escura usada, entre outras coisas, para tapar fendas (Êxodo 2.3).
BISPO Nome dado aos dirigentes das igrejas cristãs. Eles se dedicavam ao ensino da doutrina e à pregação do evangelho. A palavra grega epíscopos, que é traduzida por "bispo", quer dizer supervisor ou superintendente. Nos tempos apostólicos o bispo cuidava de uma igreja local e era também chamado de presbítero (ver Atos 20.17,28; Timóteo 3.1-7; Tito 1.5-9 e PRESBÍTERO). Só mais tarde os bispos se tornaram responsáveis por um grupo de igrejas de determinada região.
BLASFEMAR, BLASFÉMIA Dizer palavras ofensivas, isto é, blasfémias contra Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo ou contra qualquer coisa sagrada (Salmos 10.3; Mateus 12.31). Também está blasfemando quem diz ter direitos ou poderes que pertencem somente a Deus (Mateus 9.3; ITimóteo 1.20).
BUL O oitavo mês do calendário hebraico. La de meados de outubro a meados de novembro (1 Reis 6.38).
CALVÁRIO Monte onde Jesus foi crucificado e onde eram executados os criminosos condenados a esse tipo de morte. Esse monte era chamado também de Gólgota(João19.17).
CAMINHO, CAMINHO DO SENHOR Nomes dados à religião dos primeiros cristãos e ao seu modo de vida (Atos 9.2; 19.9; 22.4).
CANA CHEIROSA Planta da qual se tira um óleo perfumoso (Êxodo 30.23).
CANDELABRO Grande castiçal ou lustre, com vários braços, cada um com a sua lamparina (Êxodo 25.31-40;37.17-24).
CAPA Roupa comprida, usada por cima das outras roupas (Mateus 5.40; ver MANTO). Nas quatro pontas da capa os israelitas costuravam pingentes a fim de lembrar que deviam ser fiéis a Deus (Números 15.37-41; Deuteronômio 22.12; Mateus 23.5).
CARAVANA Grupo de pessoas que, por motivo de segurança, viajam juntas através do deserto ou de regiões perigosas (Génesis 37.25).
CARDAMOMO Planta cujas sementes aromáticas são usadas como tempero (Apocalipse 18.13).
CATIVEIRO Situação dos israelitas quando os moradores do Reino do Norte (Israel) foram derrotados e levados como prisioneiros para a Assíria em 722 a.C. (2Reís 17.6; 18.11), e os moradores do Reino do Sul (Judá) foram derrotados e levados como prisioneiros para a Babilónia em 586 a.C. (Jeremias 52.24-30).
CETRO Bastão usado pelos reis como símbolo do seu poder e autoridade (Ester 5.2).
CEVADA Cereal cujas sementes servem de alimento para gente e animais (João 6.9).
CHAMAR 1) Convidar as pessoas para que aceitem a salvação realizada por meio de Jesus Cristo (Gálatas 1.6). Essa é uma decisão tomada por Deus desde a eternidade. Exteriormente, esse convite é comunicado às pessoas através do evangelho e, interiormente, pela ação do Espírito Santo, que cria a fé salvadora. 2) Convocação feita por Deus a certas pessoas para que se dediquem a trabalhos especiais no Reino de Deus (Romanos 1.1). Essa convocação também é uma decisão divina, tomada desde a eternidade (Isaías 49.1; Gaiatas 1,15).
CIDADE DE DAVI A fortaleza que os jebuseus, os primeiros moradores de Jerusalém, haviam construído no monte Sião. Ela foi conquistada pelo rei Davi e passou a se chamar de Cidade de Davi (2Samuel 5.6-9; ICrônícas 11.4-7). No Novo Testamento também é chamada assim a cidade de Belém, onde Davi morou e onde Jesus nasceu (Lucas 2.4).
CIRCUNCIDAR, CIRCUNCISÃO Cerimónia religiosa em que é cortada a pele, chamada prepúcio, que cobre a ponta do órgão sexual masculino. Os meninos israelitas eram circuncidados no oitavo dia após o seu nascimento, como sinal da aliança que Deus fez com o povo de Israel (Génesis 17.9-14; Gálatas 5.2). A circuncisão também era praticada por outros povos antigos. Em algumas passagens a circuncisão quer dizer uma nova natureza, que é livre do poder da natureza pecadora e é obediente a Deus (Romanos 2,29; Colossenses 2.11; Fílipenses 3.3).
COMINHO Pequena planta, cujas sementes são usadas como tempero (Mateus 23.23).
CONCUBINA Moça, geralmente pobre, que um homem comprava dos seus pais ou aceitava como pagamento de dívidas ou tomava como prisioneira de guerra. A concubina tinha direito a casa, comida e relações sexuais com o dono, que era considerado seu marido. A concubina ficava em posição inferior à da esposa, porém não era olhada com desprezo pelos outros, pois nos tempos do Antigo Testamento a lei permitia que um homem tivesse mais de uma mulher (Génesis 25.6 e HARÉM).
CONSELHO SUPERIOR O mais alto tribunal religioso dos judeus, também chamado de sinédrio. Faziam parte desse Conselho os Grandes Sacerdotes (o atual e os anteriores), chefes religiosos (anciãos) e mestres da Lei. Tinha setenta e um membros, incluindo o presidente (Mateus 26.59).
CONVERTER-SE Mudar de vida. A conversão consiste na transformação de uma pessoa quando abandona o pecado e passa a viver unida com Jesus Cristo, o Salvador (Atos 9.35; 15.3).
CORÇO Espécie de veado de pequeno porte que tem cauda e chifres e é ligeiro e gracioso (pronuncia-se corço e o feminino, corça). Ver Salmos 42.1; Cântico 2.9,17.
COURAÇA Parte da armadura, feita de couro ou de metal, que cobria o peito e às vezes as costas dos soldados antigos. Servia como proteção contra flechas, lanças e golpes de espada (Efésios 6.14; ver ARMADURA).
CRISÓLITO Nome de várias pedras semipreciosas amareladas (Apocalipse 21.20).
CRISÓPRASO Pedra semipreciosa, verde-clara com veios amarelos (Apocalipse 21.20).
DARDO Arma feita de uma vara de madeira, na qual era colocada uma ponta de ferro, e que era atirada com uma das mãos (Jó 39.23; Efésios 6.16).
DEZ CIDADES Grupo de dez cidades, quase todas do lado leste do lago da Galíléia. Os seus moradores eram não-judeus (Marcos 5.20).
DIA DA PREPARAÇÃO O sexto dia da semana, no qual os judeus faziam preparativos para guardar o sábado, que era o dia sagrado de descanso (Marcos 15.42).
DIA DO PERDÃO Dia nacional do povo de Israel, um dia de humilhação e de purificação dos pecados. Nesse dia o Grande Sacerdote oferecia sacrifícios de animais pelos pecados do povo (Levítico 16.29-34; Números 29.7-11). Esse dia era comemorado a 10 do mês de etanim, também chamado de tisri (perto de 1° de outubro). Nesse tempo, fim do outono, as viagens por mar eram perigosas (Atos 27.9). Em hebraico o nome desse dia é Yom Kippur.
DIÁCONO, DIACONISA Pessoa que ajudava nos trabalhos de administração das igrejas e cuidava dos pobres, das viúvas e dos necessitados em geral. O diácono também pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã (lTimóteo 3.8-13).
DÍZIMO A décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus (Levítico 27.30,32) e que era usada para o sustento dos levitas (Números 18.21-24), dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas (Deuteronômio 14.29; 26.12; ver LEVITA).
DOM Capacidade ou talento que o Espírito Santo concede ao povo de Deus para uso no serviço de Deus em favor dos outros (ICoríntios 12.1-11; Hebreus 2.4; 1Pedro4.lO-11).
ELUL O sexto mês do calendário hebraico. La de meados de agosto a meados de setembro (Neemias 6.15).
ENDRO Pequena planta, cujos ramos, folhas e sementes são usados como tempero (Isaías 28.25).
ESCRITURAS, ESCRITURAS SAGRADAS Nomes dados ao conjunto dos livros sagrados dos judeus. Esses livros são conhecidos entre os cristãos pelo nome de Antigo Testamento (Marcos 12.24; João 5.39).
ESCUDO Antiga arma de defesa, de couro ou de metal, geralmente de forma circular ou oval, que os soldados, por meio de braçadeiras, prendiam num dos braços para se protegerem dos golpes de espada ou de lança (Efésios 6.16).
ESPECIARIA Qualquer coisa de cheiro agradável, especialmente planta, usada para dar mais sabor aos alimentos ou bebidas. O cravo, a canela e a pimenta são especiarias (Êxodo 25.6).
ETANIM O sétimo mês do calendário hebraico. La de meados de setembro a meados de outubro. Mais tarde recebeu o nome de tisri (1 Reis 8.2).
EUNUCO Homem castrado que servia de guarda das mulheres do seu dono. Chamavam-se também de eunucos alguns altos funcionários de confiança dos reis, quer esses funcionários fossem castrados ou não (Ester 2.3; Atos 8.27).
EVANGELHO A mensagem de salvação anunciada por Jesus Cristo e pelos apóstolos (Marcos 1.38; Romanos 1.15). "Evangelho" em grego quer dizer "boa notícia". Evangelho é também o nome dado a cada um dos quatro primeiros livros do Novo Testamento.
FARISEU Membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés e as tradições e os costumes dos antepassados. Acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais. Os fariseus não se davam com os saduceus (Atos 23.8; ver SADUCEU).
FENO Tipo de capim que se corta e se guarda seco a fim de servir de alimento para o gado (Provérbios 27.25).
FESTA DA COLHEITA Festa dos israelitas que era comemorada cinquenta dias depois da Páscoa, no dia 6 do mês de sivã (mais ou menos 20 de maio), sempre no primeiro dia da semana (Levítico 23.15-22; Deuteronômio 16.9-12). Também era chamada de Festa das Semanas e de Pentecostes (ver PENTECOSTES).
FESTA DA DEDICAÇÃO Festa dos judeus, que durava oito dias, na qual se comemorava a reconstrução e inauguração do altar do Templo pelos judeus patriotas do grupo de Judas Macabeu, no ano 165 antes de Cristo. A festa começava no dia 25 do mês de quisleu (mais ou menos 10 de dezembro). Em hebraico o nome dessa festa é Hanukká (João 10.22).
FESTA DA LUA NOVA Festa dos israelitas, comemorada todos os meses no primeiro dia da lua nova (Números 28.11-15).
FESTA DA PÁSCOA Ver PÁSCOA.
FESTA DAS BARRACAS Festa que os israelitas faziam para lembrar o tempo em que os seus antepassados haviam morado em barracas na sua viagem pelo deserto, do Egito à Terra Prometida (Levítico 23.33-36; Deuteronômio 16.13-15). Começava no dia 15 do mês de etanim, também chamado de tisri, e durava uma semana (mais ou menos a primeira semana de outubro).
FESTA DOS PÃES SEM FERMENTO Festa dos israelitas que começava na Páscoa e durava sete dias. Nela eles comemoravam a sua libertação da escravidão do Egito. A festa recebeu esse nome porque durante aquela semana só se fazia pão sem fermento (Êxodo 12.15-20; Números 28.16-25; ver PÃES SEM FERMENTO). Essa festa ia de 15 a 21 do mês de nisã (mais ou menos a primeira semana de abril).
FILHO DE DAVI Título ou nome que os israelitas davam ao Messias que esperavam. Ele seria descendente de Davi e viria para ser rei como Davi tinha sido (Mateus 21.9).
FILHO DO HOMEM Título que Jesus usava para si mesmo como o escolhido de Deus para ser o Salvador (Marcos 10.45). Esse título se. refere à condição humilde de Jesus (Marcos 8.31; Lucas 9.58) e também à sua futura glória (Mateus 25.31; Marcos 8,38).
FUNDA Arma feita de uma tira estreita de couro, alargada no meio, que era usada para atirar uma pedra ao longe. Numa das pontas da tira havia uma alça, que era segurada pelo atirador ao girar a funda acima da cabeça, enquanto que a outra ponta era solta, no momento certo, para lançar a pedra (Juizes 20.16; 1 Samuel 17.49).
GERAÇÃO 1) Sucessão de descendentes, em linha reta, isto é, pais, filhos, netos, bisnetos, trinetos, tataranetos (Mateus 1.17). 2) Conjunto de pessoas vivas numa mesma época (Lucas 1.50).
GLORIA 1) Honra ou louvor dado a coisas (Isaías 13.19; Apocalipse 18.7), a pessoas (Lucas 2.32) ou a Deus (Lucas 2.14). 2) A majestade e o brilho que acompanham a revelação da presença e do poder de Deus (Salmos 19.1; Ezequiel 1.28; Mateus 16.27) e de Jesus (Lucas 9.32). 3) O novo corpo ressuscitado, espiritual e imortal, em que os salvos serão transformados e o lugar onde eles viverão (Colossenses 3.4).
GLORIOSO Que tem a majestade e o brilho que acompanham a revelação da presença e do poder de Deus (Romanos 3.23; 6.4; 8.21).
GOGUE E MAGOGUE Nomes que representam todas as nações inimigas de Deus que lutarão contra o seu povo na batalha final (Apocalipse 20.7-9). Esses nomes se baseiam no livro de Ezequiel (capítulos 38 e 39), em que o rei Gogue, do país de Magogue, luta contra o povo de Israel.
GRAÇA 1) O amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com ele (Efésios 2.5). 2) A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus por meio de Jesus Cristo (Romanos 6.1). 3) O poder sustentador de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na vida cristã (Romanos 5.17; ICoríntios 1.4-6).
GRANADA Pedra semipreciosa geralmente avermelhada (Êxodo 28.17).
GRANDE SACERDOTE O sacerdote-chefe (Êxodo 28; Levítico 16). Na época do Novo Testamento, ele era o presidente do Conselho Superior dos judeus (Marcos 14.53). Jesus é chamado de "Grande Sacerdote" porque, diante de Deus, é representante dos que são salvos, conseguindo o perdão dos pecados deles (Hebreus 4.14—5.1 Q; 9.11 -28).
GREGO 1) Língua em que foi escrito o Novo Testamento (At 21.37). Diferente do grego clássico, o grego do Novo Testamento é conhecido como coiné, que quer dizer "popular". 2) Pessoa natural da Grécia (Joel 3.6).
HARÉM Parte do palácio em que moravam as concubinas e outras mulheres de um rei ou de uma alta autoridade (Ester 2.3; ver CONCUBINA).
HARPA Instrumento musical em forma de triângulo, tendo doze cordas que eram tangidas com os dedos (Salmos 57.8).
HEBRAICO Língua em que foi escrito o Antigo Testamento. Em João 5.2; 1 9.1 3,1 7 e 20.1 6 a palavra "hebraico" quer dizer "aramaico", e o mesmo pode-se dizer provavelmente de Atos 21. 40; 22.2 e 26.1 4. Ver ARAMAICO.
HENA Espécie de planta decorativa cujas flores têm cheiro agradável. É usada como perfume, como cosmético (nas mãos, nos pés e nas unhas) e para tingir os cabelos (Cântico dos Cânticos 4.1 3).
HISSOPO Planta que, nas cerimónias de purificação, era usada para borrifar líquidos (Êxodo 12.22; João 19.29; pronuncia-se hissôpo).
HOMEM MORTAL Tradução de "filho do homem", que aparece quase cem vezes em Ezequiel (ver 2.1). Esta expressão lembra que o ser humano é fraco e mortal e precisa do poder de Deus para dirigi-lo (Ezequiel 33.7).
HOSANA Em aramaico, hosana quer dizer "salva agora", que são as duas palavras iniciais de Salmo 1 1 8.25 (hoshia na, em hebraico). Com o tempo, essa oração passou a ser usada como expressão de louvor, com o sentido de "louvado seja Deus" (Marcos 1 1,9; ver também Salmos 1 1 8.25-26).